terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O que são cactos?

A origem do nome: o termo 'cactos' foi usado há cerca de 300 anos antes de Cristo pelo grego Teofrastus. Em seu trabalho chamado Historia Plantarum, ele associa o nome cacto à plantas com fortes espinhos. Embora os cactos possam ter formas diversas, ainda hoje associamos a idéia de que são plantas com muitos espinhos. Todos os cactos florescem, porém algumas espécies só dão flores após os 80 anos de idade ou atingir altura superior a dois metros. Depois da primeira floração, todo ano, na mesma época, as flores voltam a aparecer. Algumas espécies dão frutos comestíveis.
Cactos podem viver até 200 anos e alcançar 20 metros de altura. Mas também existem espécies minúsculas. A menor conhecida é o Blosfeldia liliputana, dos Andes bolivianos, com apenas 0,5 centímetros de diâmetro.
Os cactos necessitam de sol e odeiam umidade, variam de 2cm a 15cm de altura, pertencentes à família das Cactaceas.
O nome deriva do grego Káktos, que significa planta espinhuda - afinal, essa espécie é cheia de espinhos e pêlos em seus caules carnudos e cheios de água. Apesar do habitat original desértico, os cactos vão bem em climas amenos, e deve ser plantado em solo árido, uma mistura de areia e terra, e em local com luz direta e pouca água. Cactos são plantas xerófitas, isto é, substituíram suas folhas por espinhos para se adaptar as condições climáticas. São nativas principalmente das Américas, e Caribe, entretanto a Rhipsalis baccifera, ocorre também na África tropical, Madagascar e Sri Lanka além da América tropical. O vale de Tehuacán no México tem uma das ocorrências de cactos mais ricas no mundo. Os cactos são parte das suculentas, embora tenham sua família própria, a cactácea ou cactaceae, que, segundo o portal Cactusland, agrupa cerca de 2500 espécies.
"Segundo o Feng Shui os cactos são considerados Guardiões, por serem purificadores de ambientes e, de acordo com os especialistas desta técnica milenar, os cactos agem como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de TV. Os cactos, por viverem em regiões áridas e isoladas, ajudam as pessoas e conhecerem a sua força interna em momentos de solidão. Pelo fato de os cactos armazenarem água (elemento que simboliza sentimentos e emoções) dentro do caule, o mesmo favorece aqueles que se defendem muito das próprias emoções. Os espinhos podem parecer hostis, mas fazem parte da estratégia de sobrevivência da planta, natural de clima árido e terrenos difíceis, transmitindo proteção e segurança ao seu portador. Tê-las por perto é um lembrete de vitalidade, persistência e integração com tudo o que está a nossa volta."

Posto uns dos meus exemplares mais bonitos!!! E como é dificil escolher, porque todos são maravilhosos, entretanto estas espécies são curiosas e diferentes.

leuchtenbergia princis


Euphorbia enopla




Euphorbia cristata rosea



Obregonia



Astropytum asterias




Nenhum comentário: