domingo, 8 de abril de 2012

Vasos com fibras de coco. Cocoxim!!!



Com planto, mudo, reformo, inovo... sempre busco alternativas diferentes e ecológicas para minhas plantas. E pensando, repensando e fuçando a net, obtive algumas informações interessantes que podem fazer a diferença. Além de ter colocado também em prática. Vamos lá...
Toneladas de coco são jogados fora todos os dias. E quem não gosta de se refrescar com uma aguinha? Aproveitando para lembrar que o xaxim estando em extinção, à fibra do coco pode ser muito bem reutilizado em vasos. E pensando nisso...resolvi postar algumas dicas.

 
"No cocoxim é possível cultivar qualquer tipo de planta, desde que você o coloque na água por 24 horas para a retirada do tanino, substância que pode matar a planta. Feito isso, é possível utilizar o cocoxim para qualquer cultivo de plantas ornamentais. O cocoxim pode durar cerca de dez anos. Além disso, contém ferro, fósforo e potássio, muito bom para o desenvolvimento das plantas", explica Silveira durante entrevista ao programa de rádio da Embrapa.”





 



 
Modo de fazer:
Serra os cocos ao lado contrario isto é, do fundo, porque onde sai o broto fica o fundo do vaso. Você só serra a casca e a fibra, a casca grossa dele precisa ficar para retirar inteiro com um formão,(ferramenta que corta rodeando sem estragar nem a casca do coco e nem a fibra) ali tira o coco inteirinho; e fica um vaso só com a fibra. Depois abre bem um buraco no fundo, no lugar que sai o broto do coco para escoar a água da chuva.

Modo de plantar:
Primeiro tem que esterilizar o vaso mergulhando em água medida com cloro ou água sanitária, (uma colher de sopa cada litro de água). Se vocês não sabem, o substrato do coco, se plantar sem esterilizar da fungo e mata a planta, pois também contem uma substancia química natural; deixe por umas horas, retire e lave muito bem para tirar todos os resíduos; coloque depois para secar bem ao sol de boca para baixo. Depois de três dias quentes de sol, é hora de colocar as alças de arame ou fios, o que achar melhor, não esquecer de colocar outro fio passando por baixo do fundo e entrelaçando as alças de sustentação do vaso, porque, a fibra com o peso da planta poderá rasgar.

Como substrato você pode utilizar o de sua preferência e lembre-se também do que for plantar. Pode utilizar desde o carvão vegetal de eucalipto, quebrado bem pequeno (tamanho de um dado), até mistura de areia.

Achei legal o vídeo.


12 comentários:

Anônimo disse...

vc n falou o nome das pçantas e estou louco para saber o nome da 1

Flávia F. Pena disse...

Olá e seja bem vindo sempre.
A primeira é uma especie de peperômia variegata.
Abrçs

Anônimo disse...

Flavia boa noite
tentei fazer e não deu certo as cascas de coco enrugaram e entraram pra dentro como uma mão fechada ficando com o aspecto deformado e feio. Como fazer para a casca secar e não ficar deformada.
Att: Rafhael

Flávia F. Pena disse...

Olá!
Tente colocar algo dentro para dá o formato na secagem
boa sorte
obrigada pela visita

Unknown disse...

Por favor quero fazer um vaso com fibra de coco, mais não sei Oque mistura na fibra..

Unknown disse...

Por favor quero fazer um vaso com fibra de coco, mais não sei Oque mistura na fibra..

Unknown disse...

Gostaria muito de fazer vasos com fibra de coco, tenho a fibra mais não sei Oque mistura para fazer vasos

Unknown disse...

Gostaria muito de fazer vasos com fibra de coco, tenho a fibra mais não sei Oque mistura para fazer vasos

Unknown disse...

Como fazer o caso com fibra de coco,com farinha?
Vi hj no é de casa

Unknown disse...

Plantei mas nao deu certo eles fecharam e enrugarram todos.

Unknown disse...

Tô tentando fazer mas com cola caseira que é feita com polvilho, água e vinagre vi no YouTube procurar lá vc encontrar

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber se pode plantar qualquer planta que vá terra normal no vazo de fibra de coco? E também se esses comprados pronto tem que fazer essa imersão na água e tudo mais pra tirar as partes tóxicas?