domingo, 12 de maio de 2013

Nordeste e suas belezas!

As variedades são muitas, a beleza é indescritívil! 
Enconta-se mais de trezentas e sessenta e cinco espécies de cactos vivendo em diversos tipos de ambientes no nordeste do Brasil. Região que encontramos diversos tipos de ambientes, desde os mais úmidos no litoral até o baixíssimo índice pluviométrico do interior do sertão. Como tudo no nordeste, com as plantas não poderia ser diferente. Resistência, beleza e vida!




O Nordeste brasileiro

Inclui ambientes como a caatinga, uma floresta decídua, é a casa de mais de cem espécies de cactos, dos quais 90% são endêmicos (incluindo dez gêneros endêmicos).

A vegetação da caatinga ocupa a maior parte dos 900 mil km2 do Semi-árido nordestino. É caracterizada por apresentar um estrato arbóreo de porte relativamente baixo, sem formar um dossel contínuo com árvores e arbustos freqüentemente armados. Cactos e bromélias terrestres são elementos importantes da paisagem da caatinga.

Os cactos mais comuns são o mandacaru (Cereus Jamacaru) muito encontrado no habitat natural ou em meio a pastagens nas fazendas, o Xique-Xique (Pilocereus Gounellei), o Facheiro (Pilosocereus Pentaedrophorus), o Rabo-de-Gato (Rhipsalis Paradoxa) , e várias espécies de Coroa-de-Frade (Melocactus Sp). A dominância ou subdominância de espécies de Cactaceae na fisionomia vegetacional da caatinga nordestina, principalmente dos gêneros Cereus, Opuntia e Pilosocereus, tem sido de grande importância na alimentação da fauna local. Algumas destas espécies servem para alimentação de bovinos, caprinos e ovinos, principalmente na época de estiagem.






5 comentários:

Simone Felic disse...

São muito belos seus cactus e as imagens usadas, gostaria de saber quanto tempo demora para o cacto dar flor, pois tenho alguns a mais de 5 anos e nunca deram flor , por que?
olha as minhas plantinhas ,segue ,para não perdermos o contato , adorei seu blog.

bjs

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Flávia F. Pena disse...

Obrigada Simone,

Todos os cactos floram, alguns demoram mais que outros...
Pode ser que o ambiente em que se encontra não seja favorável ou falta de adubo.
Vc saberia me dizer, a especie desses cactos que falou que não flora? Ficaria mais fácil para tentarmos fazer um diagnóstico.
Vou visitar seu blog sim.
Abraços

Simone Felic disse...

A maioria dos que estão no meu blog não floram.

bjs

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Hello there! I could have sworn I've been to this web site before but after browsing through many of
the posts I realized it's new to me. Anyhow, I'm certainly pleased I stumbled upon it and I'll be bookmarking it and checking
back regularly!

Also visit my web blog how to get rid of fat deposits on thighs

Flávia F. Pena disse...

Thanks for visiting!
Check back often!
And I'm glad they enjoyed.