sexta-feira, 26 de março de 2010

Culinária com cactos




Cacto usado para alimentar gado na seca vira pizza na Bahia

Nesta sexta-feira (10) será comemorado o Dia da Pizza.
Cidades brasileiras apresentam receitas com ingredientes diferentes.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

Cacto usado para alimentar gado durante a seca vira ingrediente de pizza na Bahia

Em Lençóis (BA), na Chapada Diamantina, o cacto ganhou uma segunda opção, a de fazer parte dos ingredientes de uma pizza. A presença da palma na gastronomia local foi difundida por meio dos garimpeiros, que tinham dificuldade de conseguir alimentos durante o período de mineração, nos acampamentos montados em grutas de pedra.

“Alguns até usavam o mandacaru, o xique-xique e o cabeça-de-frade como opções para comer”, disse o pizzaiolo Renato Cesar Nicotera, dono da Oxente Menina Pizza na Pedra, em Lençóis.

Pizza de palma virou um dos pratos mais pedidos em Lençóis.

Segundo ele, a palma é fonte de fibras, vitamina A, ferro e cálcio. “Aqui na região, palma é coisa fácil de se achar. Ela já vem picada e ensacada nas feiras e nos restaurantes de comida típica. Costuma ser um bom acompanhamento para outros pratos. Sempre gostei de usar ingredientes locais até por uma questão de sustentabilidade.”


Pizza de palma é iguaria em Lençóis, na Bahia (Foto: Divulgação)

Nicotera afirmou ainda que a palma é versátil. “A pizza de palma tem o nome de Jaróba e combina com o requeijão sólido (de fazenda). A receita também leva bacon e se tornou uma composição original e exótica.”


Conheça os ingredientes da pizza de palma:

Veja como fazer a pizza:

Preparo da palma
- Ferventar e lavar um quilos de palma picada para tirar o excesso da "baba", característica do cacto. Depois, separe.
- Colocar em uma panela cinco colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de alho picado. Mexer até que fique dourado. Acrescente a palma, coloque sal e 200 ml de água. Deixar em fogo baixo até secar e pegar o tempero.

Preparo da pizza
- Molhar a massa com o molho de tomate, forrar com muçarela, acrescentar a palma já refogada, o bacon (pré-cozido para tirar o máximo da gordura) e o requeijão por cima.

Onde comer:
Oxente Menina Pizza na Pedra
Avenida Senhor dos Passos, 20
Centro - Lençóis - Bahia
(75) 3334-1475

Palma do Inferno


1 (sobremesa) de corante (colorau)
2 (sopa) de gordura de porco
1 (sopa) de óleo)
½ quilo de carne de porco em cubinhos ou carne de boi moída
cheiro verde a gosto
4 palmas médias
3 dentes de alho
1 cebola roxa
1 pimentão
sal a gosto

Modo de preparo:
Raspar as 4 palmas com a faca para retirar os espinhos. Picar em cubinhos e ferventar. Temperar a carne de porco e colocar para fritar em óleo quente com o corante. Refogar a carne de porco com sal e alho, a cebola, o pimentão e o cheiro verde por 15 minutos. Misturar a palma e deixar ferver por mais 5 minutos. A Palma do Inferno é um tipo de cactos. Em diamantina e região, ela é usada em preparações culinárias. Aconselha-se servir, acompanhada de angu, feijão batido e uma boa cachaça mineira. Mesmo usando a carne moída, pode utilizar também a gordura de porco para dar mais sabor à palma.



Caruru de palma


INGREDIENTES:


½ quilo de palma

50 ml de azeite de dendê
100 ml de leite de coco
100 gramas de camarão seco e moído
100 gramas de uma farinha especial para cururu, vendida pronta
½ colher de sopa de sal
tempero com tomate, cebola, pimentão, coentro, hortelã e cebolinha
1 limão

Modo de preparo

O primeiro passo é descascar e retirar a polpa da palma. Depois de picotada, a palma é levada ao fogo. A fervura serve para retirar o máximo possível do visgo da planta. Coloca-se com água para ferventar e espreme-se o limão. O limão ajuda a tirar um pouco da baba da planta. Depois escorre-se e a palma está pronta para ser misturada ao outros ingredientes.

Modo de fazer:

Bata o tomate, a cebola, o pimentão, o coentro, a hortelã e a cebolinha no liqüidificador para adquirir uma textura pastosa. Depois misture todos os ingredientes na panela e leve ao fogo por 15 minutos. Então está pronto o caruru de palma.





















Pão Cacto - Kaktusbrot

Ingredientes:

  • 900 g de farinha de trigo tipo 55 (ou metade 55, metade 65)
  • 2,5 dl de leite morno
  • 3,75 dl de água morna
  • 1 (11g) pacote de fermento para pão (tenho usado Fermipan)
  • 1 colher de sopa de açúcar mal cheia
  • 1 pitada de sal

Para a guarnição:

  • 1 gema de ovo com uma colher de sopa de água (pincelei só com leite)
  • 2 colheres de sopa de pevides de abóbora sem casca e sem sal

Preparação:

Numa taça pôr a farinha , fazer um buraco no meio e pôr o fermento, adicionar os líquidos mornos e amassar por cerca de 5 a 10 minutos e deixar levedar por cerca de 30 minutos num local aquecido.

Untar as formas com óleo, repartir a massa em oito porções grandes e oito porções mais pequenas. Formar bolas com elas, colocar uma bola grande na forma, com outra bola mais pequena por cima, cravar as sementes de abóbora a imitar um cacto, pincelar com ovo e levar ao forno a 220º cerca de 25 minutos.

Nota: Eu fiz apenas metade da receita, dividi em duas porções grandes e duas mais pequenas, forrei 2 vasos de barro com papel vegetal próprio para culinária e pincelei apenas com leite, levando depois ao forno por 25 minutos a 200º.

Este pão tem uma textura idêntica ás carcaças que se faziam antigamente com um miolo consistente.


Um comentário:

Allan Peretti disse...

Olá,

Sou brasileiro e vivo no México, logo volterei para o Brasil e queria saber se você sabe se vendem palma em São Paulo. A palma é originária do México e se chama nopal. Aqui comemos muito isso.

Obrigado.