sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ascleps. Algumas dicas de plantio.

Amo minhas ascleps. na verdade são as minhas preferidas! hehehe...Que as outras fofas não ouçam! :)
Muita gente me pergunta como cuidar, pois melam facinho...então...algumas dicas básicas e não tem erro.

Siga estas dicas para ter sucesso com suas mudas:


1. Esterilize o substrato antes de plantar, da seguinte forma: pegue seu substrato devidamente misturado e já peneirado e coloque em um recipiente que possa ir ao micro-ondas, use potencia alta por 5 a 6 min. Ou em forno normal por meia hora. Deixe esfriar bem antes de plantar!

Isso elimina ácaros, cochonilhas, nematóides, bactérias e todo tipo de organismos que possam vir a prejudicar a sua planta. Elimina também qualquer sementinha de ervas que possam germinar no seu vaso, mantendo-o sem inços.
Não esqueça que elas gostam de substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Vou ser sincera, essa primeira nem sempre sigo a risca, mas faça o que digo e não o que faço...hehehe... Mas ainda é a melhor alternativa e mais correta!

2.Coloque uma camada de pedriscos lavados no fundo do vaso, depois coloque o substrato.


3. Plante suas mudas e inicialmente deixe-as em lugar com bastante luminosidade, mas sem sol direto, bem arejado até que peguem bem. Quando notar que já está bem ambientada e mostrar crescimento, vá colocando aos pouquinhos para tomar sol nas primeiras horas da manhã.


4. Inicialmente, jamais regue por cima dos substrato. Coloque um pratinho, ou bandejinha em baixo do vaso, e regue por baixo, mas sem encharcar.

Só volte a regar quando notar que o substrato está seco.
Duvido que você. não tenha sucesso se seguir estas dicas!
A não ser que a planta já esteja doente.

Informação por experiência própria com as minhas.


Bom plantio e boa sorte com suas mudinhas.

Todas as fotinhas das plantinhas são minhas filhas queridas, só algumas!

















2 comentários:

Bia Praca disse...

Flavia adorei as dicas...estou começando a cultivar Ascleps...já tenho 2 espécies...aqui no RJ quase não se acha pra comprar...as flores são belíssimas...parabéns pela dedicação...um grande abraço!

Flávia F. Pena disse...

Obrigada Bia!
Sempre a disposição se precisar...
Bjs