sábado, 6 de março de 2010

Adenium


Existem várias espécies de Adenium:


Adenium swazicum,

somalense Adenium,

arabicum Adenium,

boehmianum Adenium,

Adenium multiflorum,

crispum Adenium,

Adenium obesum.

Além dos híbridos espetaculares.


A cultura de base é muito semelhante ao das orquídeas. Um pequeno pote com excelente drenagem é uma necessidade. Adeniums não gostam tanto excesso de rega ou de secagem. Há um pequeno segredo "como criar uma forma estranha de base: basta levantar a planta um pouco de cada vez que reenvasar a planta, assim que as partes superiores das raízes serão um pouco exposto. A usina irá formar mais raízes que vão para baixo.

Para fazer sua planta desenvolver uma grande base inchada / tronco, você precisa de um fertilizante de boa qualidade. Fetilizante é um requisito para inchando troncos também é utilizado para aumentar a floração. Não deve ser muito alta em nitrogênio, o número do meio deve ser o mais elevado. Nunca aplicar adubo diretamente sobre as raízes e não se alimentam de líquidos quando a planta está com sede: sempre primeiro um pouco de água para evitar queimar raízes e a queda de folhas. Um bom fertilizante seria o 4-14-8 ou NPK.

Adeniums precisam de muita luz para a floração. A maioria dos híbridos e espécies florescendo começar na primavera, quando as condições são quentes e os dias ficam mais longos, e continuar a florescer através do outono e inverno em climas mais quentes.

Adeniums como um neutro para água dura. A água ácida tende a azedar o solo muito rápido e pode causar podridão de raízes. As plantas aquáticas, de preferência no início da manhã, e permitir-lhes a beber ao longo do dia. Molhar pode ser feito diariamente a cada poucos dias. Nunca permita que suas plantas para se sentar em uma tigela de água, nem permitir que eles secam com demasiada frequência - isto faz com que adeniums entrem em dormência cedo.

Adenium híbrido pode ser multi-enxertado com várias cores e variedades da mesma planta. A base Swallen será formada apenas quando a planta é cultivada estoque haste da semente.


Todas estas fotos foram retiradas da net. Olhem que maravilhas!!! No final posto o site da Tailândia onde vende essas belezas.




























































Adenium é uma planta surpreendente e exótica.
Que encanta a todos a quem conhece!!!






É originaria da África Oriental, muito popular em regiões onde chove com frequência no verão, mas é muito seco no inverno. Típica também dos climas árido e semi-árido. Pertence a família das plantas suculentas.

Geralmente sua floração acontece na primavera, em Setembro no hemisfério sul e Março no hemisfério norte.

Cultura:

Também chamada de “Rosa do deserto”. Para ter um bom desenvolvimento, precisa ter uma mistura de substrato: parte de areia, parte de pedriscos misturado, parte de húmus, casca de pinus (utilizada por alguns produtores). O solo deve secar completamente entre as regas. Por esta razão, vasos de cerâmica ( barro ) são mais adequados para o cultivo da Rosa do deserto, estes absorvem com maior rapidez a umidade . Água com moderação, durante os meses de inverno.

Propagação:

O adenium pode ser cultivada a partir de sementes ou estacas. A melhor época para o método é na primavera.

Semente:

Dispersão de sementes em uma mistura de areia e do solo. As sementes germinam facilmente, e as mudas crescem sem qualquer atenção especial.

Corte:

Propagação por corte é fácil. Corte os brotos no final e deixe secar de um dia ou dois. Tenha cuidado com a seiva, é tóxica. Manter o solo húmido.


Atenção: Todas as partes do adenium são venenosas e devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais.


Mais fotos tiradas da net e alguns hibridos maravilhosos!



















Aqui no Brasil, temos excelentes vendedores de mudas e sementes de adeniuns...produtores que importam suas sementes. No orkut, pode-se manter contato com eles e poder até ver a planta que você pode adquirir. Vou postar três vendedores que já comprei sementes e aprovo, pois tiveream altas taxas de germinação - sementes de excelente qualidade!
Vendedores no Orkut:
Esse é o Renato Adenuim
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10595496416727756367

Essa é a Ilma Adenium

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8557558058175906207

Esse o Luis Michelon

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11744806371806992392

Existem muitos outros...mas como nunca comprei, não garanto. Estes sei que são 100%.

Posto aqui, algumas dicas e fotos da Ilma, para que você tenha sucesso no cultivo a partir de sementes.














site de compras:
http://www.thaiadenium.com/Rosy-Adeniums/index.html

5 comentários:

Adenium Bahia disse...

Oi, Flávia, seu blog está lindo, parabéns!

Ilma Lima
ilmalimasantos@gmail.com

Flávia F. Pena disse...

Obrigada miga!
Obrigada tb por ceder suas fotos e dicas.
BJs

Anônimo disse...

Oi, Flávia! Será q vc poderia me passar o contato de Luis Michelon? Já tentei no orkut dele e não conigo! Meu email: astridtribeiro@hotmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

onde consgo comprar mudas ou sementes de adenium swazucum e boehmianum?

Anônimo disse...

gilvandroanjos@ig.com.br (compro mudas ou sementes de adenium swazicum e boehmianum