quinta-feira, 18 de março de 2010

Receitas caseiras contra "praguinhas"


As receitas caseiras são sempre preparadas com produtos disponiveis no nosso dia a dia como sabão, leite e extrato de plantas. São geralmente empregadas em areas de baixa infestação; em infestações elevadas e fora de controle, deve-se recorrer ao apoio profissional de um especialista, geralmente um Eng. Agrônomo para a correta indicação e acompanhamento dos tratamentos. Mesmo com o uso de receita caseiras, o primeiro passo para um bom controle, é a correta identificação dos agentes causadores de danos, podendo ser de varios tipos:

Lagartas, Pulgões, Cochonilas, Vaquinhas, Tripes, Ácaros, Lesmas, Caracois ou Fungos

Agora se você nao consegue reconhecer nenhum destes agentes causadores de danos, é recomendavel buscar o auxilio de um profissional da área.


Machos sem boca e fêmeas sem patas.

As cochonilhas (ou piolhos das plantas) são insetos encontrados geralmente sob a forma de pequenos casulos colados na casca das árvores. São freqüentemente confundidos com protuberâncias vegetais. As fêmeas são completamente incapazes de deslocar, pois não têm asas nem pernas, e muitas vezes nem olhos. Permanecem coladas num galho de árvore, com o rosto enterrado na casca, de onde sugam alimento, até morrer. Os machos são alados e se movimentam. Mas sua vida adulta é muito curta, pois não conseguem alimentar-se por falta de boca. Em algumas espécies os machos são tão raros, ou inexistentes, que as fêmeas se reproduzem por partenogênese (isto é, os óvulos não são fecundados pelo macho).Existem numerosas espécies de cochonilhas, espalhadas pelo mundo inteiro, com exceção das regiões polares, principalmente nas árvores frutíferas. São um verdadeiro flagelo para as árvores, pois seu jeito de comer faz apodrecer os galhos. Além disso, cada fêmea põe milhares de ovos, ás vezes milhões! No começo as larvas são ativas, e se disseminam largamente pelas árvores. Depois de se fixarem, perdem as patas.



Há ainda as formigas que protegem pulgões e colchonilhas, que atacam as plantas dentro das casas ou do jardim. Esse insetos são protegidos como "cavas leiteiras", pois as formigas aproveitam suas secreções açucaradas como alimento.



JOANINHAS, nada “boazinha”: Todo mundo acha a joaninha “um amor de inseto”, mas mal sabem que no seu mundo são temidos predadores agressivos. Joaninhas geralmente se fartam de pulgões sem dó nem piedade!







Receitas


Com o uso de FUMO


Receita 1

( Indicado para Pulgões e Cochonilas )

Ingredientes

20 cm de fumo de corda

1/2 litro de agua

Modo de Preparo

Corte 20 cm de fumo e deixe de molho durante 1 dia em 1/2 litro de agua. Para aplicar sobre as plantas, utilize 3 a 5 colheres de sopa desse preparado diluido em 1 litro de agua. Sendo a nicotina volatil, nao se recomenda o uso desta solução após 8 horas do preparo.


Receita 2 - ( Indicado para Vaquinhas, Cochonilas,, Lagartas, e Pulgões )



Ingredientes

100 gramas de fumo de corda

1/2 litro de alcool

1/2 litros de agua

100 gramas de sabao neutro

Modo de Preparo

Misture 100 gramas do fumo cortado em pedacinhos em 1/2 litro de alcool, acrescentando 1/2 litro de agua e deixando curtir por 15 dias. Após este tempo, dissolva o sabão em 10 litros de agua e junte a mistura curtida. Pulverize nas plantas atacadas esta solução em ataques mais intensos, ou dilua em até 20 litros de agua no caso de baixa infestação

Receita 3

( Indicado para Pulgões, Vaquinhas e Cochonilas )

Ingredientes

20 gramas de fumo de rolo picado

1 litro de agua

20 colheres de sobremesa de querosene

3 colheres de sopa de sabão em pó

1 litro de calda de fumo

Modo de Preparo

Para o preparo da calda de fumo, colque 20 gramas de fumo de rolo bem forte, picado, em 1 litro de agua. Ferva esta mistura durante 30 minutos para então coa-la. Aqueça 10 litros de agua e junte 20 colheres de sobremesa de querosene e 3 colheres de sopa de sabão em pó. Deixe esfriar a temperatura ambiente. Junte 1 litro da calda de fumo preparada para

Receita 4

( Indicado para Pulgões , Ácaros, Cochonilas )

Ingredientes

50 gramas de fumo de rolo

1 punhado de pimenta malagueta

1 litro de alcool

250 gramas de sabão em pó

Modo de Preparo

Dentro de 1 litro de alcool, coloque o fumo e a pimenta picados, deixando esta mistura curtir durante uma semana. Para usar esse preparado contra as pragas, dilua o conteudo em 10 litros de agua contendo 50 gramas de sabão em pó ou detergente dissolvido.

Receita 5

Ingredientes

20 gramas de fumo de rolo

1 litro de agua

Modo de Preparar

Utilize 20 gramas de fumo de rolo bem forte, que deve ser picado e fervido durante 1/2 hora em 1 litro de agua. Coe em pano fino e misture 3 a 4 litros de agua limpa


Usando Sabão


Receita 1

( Indicado para Tripes, Pulgões, Cochonilas, Lagartas )

Ingredientes

100 gramas de sabão neutro

10 litros de agua

Modo de Preparo

Dissolva o sabão neutro em 1/2 litro de agua quente. Para a aplicação, dissolva novamente o preparado em 9 1/2 litros de agua e aplique sobre as plantas atacadas.


( Indicado para Lagartas e Cochonilas )

Ingredientes

50 gramas de sabão de coco em pó

5 litros de agua

Modo de Preparo

Colque 50 gramas de sabão de coco em pó em 5 litros de agua fervente. Deixe esfriar e pulverize frequentemente sobre as plantas, no verão e na primavera, visando o controle destas pragas.

Receita 3

( Indicado para Pulgões e Acaros )

Ingredientes

1 Kg de sabão

3 litros de querosene

3 litros de agua

Modo de Preparo

Derreta o sabao picado em pedaços numa panela com agua e quando estiver completamente derretido, desligue o fogo. Acrescente então o querosene, mexendo bem a mistura. Para sua utilização, dissova 1 litro desta emulsão em 15 litros de agua, repetindo a palicação a intervalos semanais, visando o controle destas pragas.


Receita 4

( Indicado para Cochonilhas, Pulgões e Larvas Minadoras )

Ingredientes

500 gramas de Sabão

8 litros de querosene

4 litros de agua

Modo de Preparo

Ferva a agua com sabão até a dissolução total. Uma vez em ebulição, retire do fogo e coloque o querosene, agitando a mistura durante 5 minutos até a formação de emulsão cremosa e suave, sem oleosidade livre. Dilua uma parte do prepardo em 20 a 25 litros de agua, visando o controle das pragas.


Receita de Confrei

( Indicado para o Controle de Pulgões )

Ingredientes

1 Kg de Confrei

Agua

Modo de Preparo

Utilize o liquidificador para triturar 1 quilo de folhas de confrei com agua. Acrescente 10 litros de agua ao preparo e aplique periodicamente nas plantas, visando o controle desta praga.


Receitas de Atração

Receita 1

( Indicado para Lesmas e Caracois )

Ingredientes

Chuchu

Sal

Modo de Preparo

Coloque os pedaços de chuchu dentro de latas rasas, como as de azeite cortadas ao meio, adicionando-se sal. Esta mistura é bastante atrativa a estas pragas.

Receita 2

Ingredientes

Estopa ou saco de aniagem

Água

Leite

Modo de Preparo

Distribua no chão, ao redor das plantas, estopa ou saco de aniagem molhado com agua e um pouco de leite. Pela manhã, vire a estopa ou o saco utilizado e provoque a morte das lesmas por esmagamento.


Uso de Piretro

Ingredientes

- 300 gramas de flores de piretro moídas;
- 1 litro de querosene;
- 10 gotas de óleo essêncial de eucalipto.

Modo de Preparo

Deixar as flores de piretro secas e moídas durante 10 dias junto ao querosene. Filtrar em pano ou filtro de papel. Adicionar em seguida o eucalipto para minimizar o cheiro de querosene.

Aplicar com pulverizador nas áreas afetadas, no final da tarde. Este inseticida não é tóxico para os seres humanos nem para animais de sangue quente.

Você pode encontrar estas e outras receitas caseiras no site: www.waterfarm.com.br/receitas.htm

Proceda sempre com cuidado ao manipular produtos químicos.


Alho para acabar com ferrugem, pulgões e carrapatos

Alho I



8 100 gramas de alho
8 0,5 litro de água,
8 10 gramas de sabão
8 2 colheres de café de óleo mineral


Os dentes de alho devem ser moídos e deixados em repouso por 24 horas no óleo mineral. Dissolver o sabão na água. Antes de usar o preparo, filtrar e diluir o mesmo em 20 partes de água, podendo ser utilizado em outras concentrações de acordo com a situação. Esta receita é indicada para pulverizar plantas atacadas por pulgões e ferrugem.


Alho II

8 3 cabeças de alho
8 1 colher de sopa de sabão picado
Amassar as cabeças de alho misturando em parafina líquida. Diluir este preparado para 10 litros de água adicionando o sabão. Pulverizar logo em seguida.
Indicada para repelente de insetos, bactérias e fungos


Alho III

8 1 pedaço de sabão (do tamanho de um polegar)
8 4 litros de água quente
8 2 cabeças de alho
8 4 colheres de café de pimenta vermelha
Juntar a pimenta e o alho picado na solução de água e sabão diluída. Coar com pano fino e aplicar.
Coentro contra ácaros e pulgões
8 Coentro
8 2 litros de água
Cozinhar as folhas de coentro em água. Quando for pulverizar as plantas, acrescentar mais água.


As lesmas estão em seu jardim?
Leite e losna nelas!

Lesma I

8 estopa
8 água
8 leite
A noite, distribua no chão, ao redor das plantas, a estopa molhada na solução de água com leite. Pela manhã, vire a estopa utilizada e mate as lesmas que se reuniram embaixo.

Lesma II

8 30 folhas secas de losna
8 1 litro de água
Diluir as folhas de losna em água fervente durante 10 minutos. Para sua utilização, adicionar o preparado em 10 litros de água e pulverizar.

Observação::

Todas as receitas de alho devem ser feitas e utilizadas no mesmo dia. Não guardar, pois o efeito se perde.


Algumas fotos da belezinhas:

















5 comentários:

CONHECENDO A BABOSA disse...

olha as receitnhas sao otimas.Brigadinha pela ajuda

Flávia F. Pena disse...

De nada miga!
È um prazer poder ajudar...
BJs
E volte sempre!
:)

Unknown disse...

Adorei as receitas. Bem natural. Obrigada

Unknown disse...

uso de quanto em qto tempo nas suculentas

Unknown disse...

Alem de usar a receita e borrifar. Preciso trocar a terra do vaso?