terça-feira, 10 de setembro de 2013

Algumas suculentas...


Sou apaixonada por cactos.
Mas não posso negar o meu fascínio à leveza e delicadeza das suculentas. Tinha muitas especies, mas com meu período de "afastamento" perdi muitas, pois apesar de toda "dureza" elas requerem um pouco mais de cuidado que os cactos, principalmente por causa de praguinhas. E também...quando deixamos nas mãos de outrem, sempre ha acidentes pela falta de "conhecimento"...rs
Vou postar algumas fofuras e algumas dicas de cultivo.




























Cultivo: 


Solo: as suculentas de maneira geral preferem solos ricos e bem drenados. Nunca se deve misturar areia na terra preparada para as suculentas porque "soca" demais. Devemos usar uma fibra natural (pó de xaxim de áreas autorizadas pelo IBAMA), casca de pinus, pedrisquinhos (tipo o que sobra de peneirar uma areia lavada grossa). Normalmente nós misturamos um substrato comprado no mercado de alguma firma idônea, misturado com a fibra e um pouco de terra vermelha de sub-solo de barranco. Acrescentamos para o plantio uma fonte de fósforo, cálcio e magnésio e depois fazemos adubações de cobertura periódicas. 

Luminosidade: é um dos grandes segredos do sucesso no cultivo das suculentas. Normalmente todas elas gostam de muita luz e morrem ou se descarecterizam na falta dela. Nós fazemos uma classificação que orienta nosso clientes sobre a quantidade de luz necessária para o bom desenvolvimento da sua planta. Elas são divididas em verdes(ex. Zamioculcas, Rhipsalis, Hatiora, Gasteria e Haworthias) que precisam de muita luz mas não de sol diretamente. As amarelas(ex. Echeverias, Crassulas) que precisam de luz pelo menos uma parte do dia. As vermelhas(ex. Kalanchoe tyrsifolia, Crassula capitela) que precisam de sol pleno, o dia todo. 

Irrigação: este é outro ponto crítico para o cultivo de suculentas. A regra básica é regar abundantemente 1 vez por semana no verão e de 15 em 15 dias no inverno (ou no verão se o tempo estiver chuvoso ou nublado). Deve-se molhar como uma "tempestade", inclusive folhas e tudo. Não tem problema! Não pode é "burrifar" água, que aumenta a umidade relativa do ar em volta da planta nem usar prato embaixo do vaso. É importante colocar brita, cacos de cerâmica ou argila expandida no fundo dos vasos para facilitar a drenagem do excesso de água. 
Outra coisa interessante é utilizar pedrinhas cobrindo a superfície do vaso o que faz com que a água passe por aquele espaço sem se acumular alí, indo direto para as raízes. Isto evita muito o apodrecimento do colo da planta (pescoço), parte muito sensível a tombamento. 
Vale lembrar que toda regra tem exceção, que vasos expostos ao sol direto e/ou vento necessitam de mais água que outros mais protegidos. Também tem alguns cactus de mata Atlântica como os Rhipsalis que gostam de regas mais frequentes. 

A adubação deve ser feita periodicamente, sem exageros principalmente de nitrogênio para evitar que a planta cresça muito verticalmente. Normalmente após o plantio das mudas em vasos reduzimos a adubação até o vaso "firmar" e ir para o mercado para que as plantas "se comportem" não precisando serem trocados para vasos maiores com muita frequência. 

As suculentas são plantas fáceis de serem cultivadas principalmente seguindo-se as regras da luminosidade e rega. 
As suculentas são multiplicadas por semente ou por partes das plantas como folhas. Também é possível fazer mudas por estacas o que acelera bastante o processo de multiplicação. Há plantas fáceis e rápidas de multiplicar e outras já muito lentas para crescer e até amadurecer para se conseguir sementes. Alguns Agaves podem levar até vinte anos ou mais para florescer. 
Acho que as suculentas têm sido muito procuradas pela praticidade (regas semanais) e pela procura por novidades, plantas com aspectos diferentes ou curiosos. 
As suculentas como são muito diversas podem se adaptar bem a canteiros ou vasos. Vai depender da espécie a ser plantada, da maneira adequada de plantar, observando a luminosidade e a drenagem principalmente. As suculentas preferem vasos de barro (queima de "biscoito"), não vitrificados, e que de preferência sejam rasos e largos, tipo "bacia". 

Para montar um jardim de suculentas devemos combinar espécies que tenham a mesma necessidade básica de luz e frequência de regas para facilitar o manejo, inclusive dos setores da irrigação automatizada, se tiver. As suculentas devem ser plantadas fazendo-se pequenas elevações no terreno, utilizando pedras e pedriscos e naturalmente utilizando as mantas tipo BIDIM para ajudar na drenagem. As suculentas ficam muito bonitas em jardineiras de apartamentos, onde elas são protegidas do excesso de chuva por uma marquise. 
Jardim de inverno nem pensar! Não conheço nenhum que tenha dado certo com suculentas e raríssimas exceções com outros tipos plantas.

3 comentários:

Fátima Oliveira disse...

Oi Flávia, suas plantinhas estão lindas, e é muito bom mesmo a gente dá um pouquinho do nosso tempo pra elas, é uma terapia... adorei as dicas de cultivo.
Beijinhos!!!

Flávia F. Pena disse...

Obrigada Fátima!
Volte sempre...
Bjs ;)

Simone Felic disse...

Mesmo perdendo algumas , sua coleção continua incrivel, a maioria delas eu não tenho mas chego lá você vai ver.

bjs

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/