domingo, 15 de setembro de 2013

Lophophora Williamsii. Fofurinha do dia!!!


Hoje tive uma felicidade a mais quando acordei cedinho, fui "passear" pelo quintal e me deparei com esta grata surpresa, um belo presente.
Claro que  não poderia deixar de fotografar e compartilhar.
Essa fofura é um mexicano peiote (Lophophora Williamsii).
Um cacto cheio de tabus e curiosidades!
Ele floresce esporadicamente. Este floresce o ano todo, não com muita frequência, ele é genioso! rsrs
Sua flor é muito delicada, de um rosa brilhante e a frutinha também, depois posto também. Torce para os "bichinhos" fazerem a polinização! Hahaha...
Há tá! Por que é um cacto cheio de tabus...
Ele contém um espectro grande de alcalóides da fenetilamina, dos quais o principal é a mescalina.
Existem várias espécies de Lophophora, e seu crescimento é lento na natureza, alguns levam até trinta anos para florir. Os cultivados em viveiros ou em casa mesmo são mais rapidinhos, geralmente levam de cinco a dez anos para dá uma boa evoluida da semente a fase adulta (florescimento)... Graças a Deus o meu floriu rápido! rs
Devido a esse crescimento lento e à frequente colheita por coletores na natureza "selvagem", o peiote é considerado uma espécie em extinção na natureza. :(

Dica que achei na net:
Curiosidades... 
A parte superior do cacto (que fica em cima da terra), também chamado de coroa, consiste em botões que podem ser cortados das raízes e secados. Quando cortados corretamente, novos brotos crescerão eventualmente. Quando utilizada uma técnica errada na colheita, a raiz é danificada e a planta morre. Esses botões, geralmente, são fervidos na água para produzir um chá psicoativo. A infusão resulta para o usuário, na maioria dos casos, em experiências com gosto extremamente amargo e algum grau de náusea antes do início dos efeitos psicodélicos. Isso é considerado completamente normal, de acordo com usuários e historiadores experientes.

A dose eficaz para a mescalina é de 300 a 500 mg (equivalente a aproximadamente 5 gramas do peiote seco) e os efeitos duram aproximadamente de 10 a 12 horas. Quando combinado com o lugar e o ambiente apropriados, o peiote é levado a um estado de introspecção profundo, descrito como sendo de uma natureza espiritual. Às vezes, esses podem ser acompanhados por ricos efeitos visuais ou auditivos (tipo sinestesia). A menos que a experiência aconteça em um contexto cerimonial conduzido por um "peyotero" com muita experiência, similar a um xamã, recomenda-se, para a segurança, que o usuário esteja acompanhado em todas as vezes por alguém que não tenha utilizado a mesma dose. Essa pessoa é consultada como se fosse um "guia" de viagem. Apesar de que vem sendo estudado por médicos e psicólogos desde finais do século XIX, a exemplo de Havelock Ellis (1859 - 1939), experiências psicoterapêuticas utilizado seus alcaloides ou rituais ainda estão em fase experimental.



7 comentários:

Simone Felic disse...

Comprei esta semana, um destes mas não sei se é do mesmo, na foto não dá pra ver bem a planta, mas acho que é o mesmo!o meu é grande e parece ser adulto,tomara que dê flor.
a flor é muito linda.

bjs

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

ede disse...

oi, onde consigo comprar o cacto?

obrigado

Edemar

Anônimo disse...

Onde compro?

Unknown disse...

Olá, você tem sementes de Peiote e São Pedro? wagnerspereira1981@gmail.com

Unknown disse...

Olá, você tem sementes de Peiote e São Pedro? wagnerspereira1981@gmail.com

Osvandré F. Molinari disse...

Estou procurando semente ou muda do Peyote caso posa me ajudar por gentileza me avise, ofmgaspetroleo@hotmail.com. Paz inverencial.

Phantusbr disse...

Tb gostaria de saber como conseguir um...:)