sábado, 7 de abril de 2012

Outono chegou!!!


Bom... O outono já começou!!! E eu acho uma estação mega charmosa e agradabilíssima. Até a lagartixa resolveu tomar um solzinho a mais, rsrs...e eu corri e fotografei!!! Lindinha!!! Mas...
O outono é a estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao equador, pois quanto mais próxima ao Equador, menos evidente as estações do ano. Que peninha!!!).
O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. O "Outono austral" o nosso, pois estamos no Brasil, abaixo da linha do Equador que divide a terra em hemisfério setentrional e meridional,  tem início, no hemisfério sul _ Brasil, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.
O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias. Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores (elas começam a “amarelar”), etc e tal.
Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos. As folhas, com poucos nutrientes, além dos frutos bastante maduros, caem no chão.
Aqui na minha terrinha. Norte de Minas Gerais. Acabo que as estações não são tão bem definidas quanto mais ao sul...entretanto, já sinto a sua chegada bem de levinho e minhas plantinhas também.
Agora já não é mais hora de semear, é bom lembramos...algumas sementes entram em estado de dormência e quando não entram, demoram a germinar ou se perdem muitas durante as tentativas. O bom agora é esperarmos o outono e inverno passar e aguardar a chegada da maravilhosa primavera, para começar tudo de novo. Ah...mas não podemos esquecer as lindas flores de maio que vem florescendo por ai!!! A natureza é perfeita.

As flores que abriram o outono aqui em casa!











Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, ainda escreve? Amei seu texto. Amo o Norte de Minas sou de #Letras e vou usar seu blog para falar do outono no jardim.
Abraço. Manu